O Blog para quem gosta de curiosidades históricas

Poderá gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 de setembro de 2014

Curiosidades sobre as Sete Maravilhas do Mundo Antigo: Estátua de Zeus

Curiosidades históricas

Curiosidades sobre as Sete Maravilhas do Mundo Antigo: Estátua de Zeus

Esta estátua foi obra do mais famoso escultor grego: Fídias, nascido por volta de 490 a.C. Zeus, o Júpiter dos romanos, sentado em seu trono no interior do templo, media 12 metros de altura (18 metros contando o pedestal) e tinha na mão esquerda um cetro coroado com uma águia.



A estátua foi construída em madeira, mas era inteiramente revestida de materiais preciosos: as partes do corpo em marfim, o manto em ouro, os olhos em pedras preciosas. Estava sempre envolta com um véu de púrpura e era descoberta apenas nas grandes solenidades. A obra foi colocada em Olímpia, cidade famosa por suas construções e monumentos ligados aos jogos olímpicos que eram realizados de quatro em quatro anos em sua homenagem.



Por volta do ano 393 d.C., época em que Roma dominava o mundo conhecido, o imperador romano Teodósio baniu os jogos olímpicos da Grécia e o templo de Zeus foi fechado.



A estátua foi transportada por um rico grego para um palácio em Constantinopla e lá permaneceu até ser destruída em um grande incêndio, por volta do ano 462.

4 comentários:

  1. nossa, que pena que tenha sido destruída...e eu que nem sabia que Zeus havia ganho uma expressão material precisa, não apenas precisa mas preciosa

    ResponderExcluir
  2. Realmente lamentável que uma obra deste porte tenha sido destruída. Se fosse feita em pedra, poderia ser restaurada, porém me colo a imaginar qual seria o guindaste capaz de erguer tamanho munimento, se fosse feita de pedra. Como conseguiria ser transportada? Parece que, ou existe uma réplica em tamanho menor, ou alguém fez dela uma pintura bastante exata, permitindo visualizar a grandiosidade da mesma.

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigado por ler meu Blog. Seja muito bem-vindo!