O Blog para quem gosta de curiosidades históricas

Poderá gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

29 de setembro de 2014

Se o homem evoluiu do macaco por que eles ainda existem?

Curiosidades históricas

Há muita gente que ainda pensa por aí que nós humanos evoluímos dos macacos milhões de anos atrás, acontece que o macaco como conhecemos hoje ainda não existia, e os professores de ensino fundamental/médio não entram muito nessa questão. O mito surgiu quando Charles Darwin falou sobre a teoria da evolução e muitas pessoas interpretaram errado como se nós tivéssemos evoluído dos macacos.
Segundo o professor de zoologia, Hussam Zaher, do Instituto de Biociências da USP, o homem não evoluiu exatamente do macaco, e sim de um ancestral comum ao macaco, ou seja nós evoluímos do mesmo ancestral que os gorilas, chimpanzés e orangotangos. Hoje esse ancestral em comum está de fato extinto. Ainda não há certeza de como ele era, e por isso ele é chamado de ‘elo perdido’. A única certeza da teoria de Darwin é que ele de fato existiu há aproximadamente 80 milhões de anos, e deu origem aos humanos e aos macacos.

Filogenética

Filogenética é uma árvore utilizada na biologia para  explicar de forma simples o processo de evolução de espécies. A bifurcação indica o momento em que os seres de uma espécie sofreram mutação, mas nem sempre o sistema tem 100% de precisão. Veja:
filogenética

22 comentários:

  1. — Como vai Mauro Luiz?! Tudo bem?! Espero que sim! Achei interessante essa publicaçõo, uma vez que não fomos ensinados a entender a história assim... Vou analisar melhor essa ideia e disseminar de outra maneira, certo? No mais, gostei de navegar no conteúdo do blog: A história e seus fatos curiosos, e estou o seguindo publicamente via Google Friends Connect — Torço para que se o blog Realizando Seus Desenhos te agradar, que você faça o mesmo por lá... Obrigado!

    Até mais...

    ResponderExcluir
  2. Então posso me dar por ser privilegiado: em meu ensino fundamental em escola pública nos anos 1970/79 eu aprendi exatamente isso: o homem e os macacos tiveram o mesmo ancestral comum!!!

    ResponderExcluir
  3. Mauro obrigada pela visita, também já estou seguindo o seu blog, aqui tem muitas curiosidades, Mauro abraços.
    Blog /Fan Page / Twitter /

    ResponderExcluir
  4. oi amigo!!! parabéns pelo blog!!! vim do blog Agenda dos Blogs, estou te seguindo.

    rubiaartes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. A Teoria da Evolução das Espécies é o que o próprio nome diz: UMA TEORIA! Tão boa quanto qualquer outra. como todos sabem (ou deveriam saber) existe uma grande diferença entre uma Lei e uma Teoria científica. Quanto ao trabalho Charles Darwin devemos entender que ele não tinha conhecimento científico ou equipamento para propor uma teoria desta magnitude; foi muito bem aceita à época e ainda é devido ao desespero dos intelectuais da época de se opor a Igreja Católica Apostólica Romana.
    Parabéns Mauro!
    Paz!

    ResponderExcluir
  6. Muito legal, Mauro, eu me fiz exatamente a mesma pergunta semana passada, depois de ver o filme A Origem do Planeta Terra Completa. Muito clara a explicação.

    Abçs

    ResponderExcluir
  7. Olá Mauro! Vim aqui agradecer seu carinho e dizer que estou seguindo seu blog também. Amo História e tenho certeza que vou amar acompanhar seu conteúdo. Eu sou cristã e por consequência, criacionista. Mas como amante do conhecimento, leio e assisto tudo que tenho direito sobre o assunto. Saber nunca é demais. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo blog!!
    Obrigada por visitar o meu!
    Já estou seguindo ;)

    ResponderExcluir
  9. Blog muito interessante, já estou seguindo!!
    Abrçs

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante seu texto, Mauro.
    Vou acompanhar seu blog, parabéns pelo trabalho.
    Abraço. Fernanda.
    www.escolhainteligente.com

    ResponderExcluir
  11. Creio que daqui a milhões de anos quando encontrarem um fóssil de uma pessoa que era "anã", vão pensar que toda a civilização do nosso tempo era anã. Na verdade, no mundo existem diversos tipos de animais e raças de humanos todos com dois olhos, uma boca, um nariz, duas orelhas e etc, mas não quer dizer que todos somos parecidos.
    Eu tenho certeza que não sou descendente de macacos, se fossemos, seriamos dos golfinhos, por serem os animais mais inteligentes depois do ser humano no planeta terra.
    Mas depois de tantos devaneios científicos, ninguém até hoje respondeu (nem cientificamente), quem nasceu primeiro " o ovo ou a galinha?".

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigado por ler meu Blog. Seja muito bem-vindo!