O Blog para quem gosta de curiosidades históricas

Poderá gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

30 de novembro de 2014

Fotos históricas da Idade Contemporânea

Fotos históricas


  • 6 FOTOS DOS BEATLES NA ABBEY ROAD (MAKING-OFF)
beatles



beatles



beatles


beatles

beatles

beatles

DATA DA FOTO: 08 de agosto de 1969
FOTÓGRAFO: Iain Macmillan.
LOCAL: Londres, Inglaterra.

A célebre foto da capa do disco Abbey Road dos Beatles foi tirada do lado de fora dos estúdios Abbey Road. A sessão de fotos durou dez minutos e foram feitos seis fotogramas. A fotografia escolhida foi a única em que todas as pernas estavam sincronizadas. Aqui temos 6  fotos tiradas no dia 08 de agosto de 1969.



  • A MAIS FAMOSA FOTO DE CHE GUEVARA
che guevara

DATA DA FOTO: 5 de março de 1960
FOTÓGRAFO: Alberto Korda

Esta é uma das fotos mais reproduzidas do mundo (junto com a de Einstein com a língua para fora). Apelidada de "Guerrilheiro Heróico", a fotografia mostra seu rosto com a boina negra olhando ao longe. A foto foi tirada em um enterro de vítimas de uma explosão e Che tinha 31 anos de idade.


  •  A AUTOMUMIFICAÇÃO BUDISTA
mumificação budista

mumificação budista

DATA DA FOTO: Desconhecido. 
FOTÓGRAFO: Desconhecido. 
LOCAL: Yamagato, Japão.
FONTE: www.hypescience.com 
Essas duas múmias postadas são de monges intitulados "Os Sokunshinbutsu", que foram budistas que se autotransformaram em múmias e são vistos hoje com muito respeito pelo que fizeram.

Essas múmias são do sul do Japão (província de Yamagato), mas acredita-se que este ritual começou na China. Foram transformados em múmias e até hoje são reverenciados por sua dedicação. Trata-se de um processo que começa em vida: Eles começam fazendo dieta apenas com  nozes e castanhas por mil dias, fazendo com que percam toda a gordura corporal. Depois passam mais mil dias a comerem raízes de pinheiro e a beber chá venenoso. Com este chá eles vomitam muito e perdem fluidos corporais. Depois desse processo eles se trancam em uma pequena tumba de pedra com um minúsculo buraco para a respiração e ficam na posição sagrada de lótus tocando um sino diariamente para que as pessoas de fora saibam que ele ainda está vivo. Quando não se ouve mais o sino, a tumba é selada.  No século XVIII esta prática foi proibida e atualmente existem 24 múmias japonesas de Sokunshinbutsu.


  • A DESUMANIDADE NAZISTA EM BERGEN-BELSEN I

A DESUMANIDADE NAZISTA EM BERGEN-BELSEN I

DATA DA FOTO: 1945
FOTÓGRAFO: George Rodger
LOCAL: Alemanha.

Milhares de corpos, principalmente de soldados soviéticos, no campo de concentração de Bergen-Belsen.
Bergen-Belsen, por vezes referido apenas como Belsen, foi um campo de concentração alemão da época de Adolf Hitler. Localizava-se no atual estado alemão da Baixa Saxônia, no distrito urbano de Celle. Entrou em funcionamento em 1940 como campo para prisioneiros de guerra. Depois de 1941, cerca de 20.000 soldados Soviéticos foram torturados e mortos no campo. Mais tarde, em 1942, Bergen-Belsen tornou-se um campo de concentração.


  •  A FAMOSA LISTA DE SCHINDLER
lista de schindler


DATA DA FOTO: 1944
FOTÓGRAFO: Desconhecido
LOCAL: Alemanha ou Polônia

Famosa lista de "Oskar Schindler", que salvou centenas de judeus dos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial. Foram aproximadamente 1.700 pessoa salvas.


  •  A PRIMEIRA MONA LISA

primeira monalisa

DATA DA FOTO: Desconhecido
AUTOR: Leonardo da Vinci
LOCAL: Genebra, Suíça.

Este é o quadro da primeira Mona Lisa, também pintado por Leonardo da Vinci e que foi intitulado de Mona Lisa de Isleworth. O quadro é um pouco maior do que o da Gioconda (nome que se dá à Mona Lisa famosa), suas cores são mais vivas e retratam uma moça "mais jovem". O quadro descoberto em 1913 pelo colecionador Hugh Blaker. Parte da crítica, porém, se mostra cética em relação à sua autoria.


primeira monalisa
Comparativo das duas Mona Lisas. A da esquerda é a mais conhecida e que está no Museu do Louvre.


  •  AS CIRURGIAS PLÁSTICAS FACIAIS DA 1ª GUERRA - I

cirurgias plásticas 

DATA DA FOTO: c.1917. 
FOTÓGRAFO: Harold Gillies. 
LOCAL: Possivelmente Inglaterra.

Quando se fala em cirurgia plástica na Primeira Guerra Mundial, lembra-se imediatamente do Dr. Harold Gillies, médico da Nova Zelândia conhecido por ser o pai da cirurgia plástica, realizado a primeira em 1917 (vide A primeira cirurgia plástica do mundo). Na Primeira Guerra, Dr. Gillies realizou várias cirurgias de reconstrução de faces.


  •  ZOOLÓGICO HUMANO DE NEGROS

zoológico humano

DATA DA FOTO: Início do século XX.
FOTÓGRAFO: Desconhecido.
LOCAL: Desconhecido..
FONTE: www.obutecodanet.ig.com.br

A lamentável imagem de africanos mantidos em zoológico para a visitação de homens brancos. Esses zoológicos existiram na Inglaterra, Alemanha, Basileia e Antuérpia. Os negros eram obrigados a levar uma vida normal: beber, cozinhar, comer, enquanto os visitantes observavam. Muitos negros morreram em cativeiros.


zoológico humano




Fonte: http://fotonahistoria.blogspot.com.br/

6 comentários:

  1. Impressionante. Zoológico de negros é realmente lamentável... Estupidez humana!
    Abraço.
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  2. Mauro que seleção mais interessante, gostei muito. A lista de Schindler original!! Assisti o filme é emocionante. Agora o Zoológico de negros é realmente lamentável... Estupidez humana! Concordo com a colega acima.


    Ariadne
    De volta ao retrô | Twitter | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  3. Fascinantes imagens! adorei o post! sabe onde encontro foto detalhadas do holocausto?

    www.sramaia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Acesse http://fotonahistoria.blogspot.com.br/
    Grato por participar do blog.

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigado por ler meu Blog. Seja muito bem-vindo!