O Blog para quem gosta de curiosidades históricas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12 de ago de 2015

Curiosidades sobre Mahatma Gandhi

1- O líder espiritual, pacifísta e político indiano Mohandas Karamchand Gandhi nasceu na Índia em 1869 e morreu em 1948. Era chamado de Mahatma (“Grande Alma”) Gandhi.
2- Gandhi foi um grande defensor de uma filosofia chamada satyagraha, que pregava a resistência não-violenta contra o colonialismo inglês na Índia. Podemos dizer que o satyagraha era uma forma de oposição que implicava a desobediência civil e a resistência passiva.
3- Gandhi casou-se aos 14 anos de idade. Foi um casamento arranjado entre sua família e a família da noiva, Kasturba Gandhi, que na época contava 13 anos.




4- Antes de se estabelecer definitivamente na sua Índia natal, Gandhi viveu na Inglaterra e na África do Sul. Estudou Direito em Londres e exerceu a advocacia em Kwazulu-Natal.
5- Gandhi sabia quase de cor o Bhagavad-Gita (“Canção de Deus”, em português), um texto religioso hindu.
6- Mahatma Gandhi quase foi assassinado por defender os indianos do racismo na África do Sul? (É isso mesmo que você acabou de ler: os negros não foram as únicas vítimas do antigo regime segregacionista sul-africano.)
7- Antes de se abraçar de vez o pacifismo, Gandhi participou da II Guerra dos Boêres, na África do Sul? Ele organizou um corpo médico formado por indianos para cuidar dos feridos em batalha.
8- Gandhi apoiou o Reino Unido durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1917, chegou a convencer outros indianos a se alistarem para servirem ao Império nessa que o primeiro grande conflito mundial.
9- Gandhi era adepto do vegetarianismo, chegando inclusive a escrever um livro sobre o assunto.
10- Além de aderir à não-violência e ao vegetarianismo, o Mahatma tornou-se celibatário. Mesmo casado, ele abdicou totalmente do sexo. Antes se tornar casto, Gandhi teve quatro filhos com sua esposa Kasturba.
11- Outra característica marcante do Mahatma era sua simplicidade. Gandhi vestia-se como os mais pobres e fazia questão de produzir a sua própria roupa.
12- Conta-se que o Mahatma era tão carismático que conseguia terminar rixas entre hindus e muçulmanos indianos apenas com sua presença.
13- Gandhi era contra qualquer plano que dividisse Índia e Paquistão. Se fosse por ele, ambos formariam um único país. Infelizmente, o desejo de Mahatma não se concretizou e a Índia de maioria hindu e o Paquistão de maioria islâmica selaram a separação pouco tempo depois da independência do Reino Unido.
14- Em 1888, Mohandas Karamchand Gandhi, conhecido como Mahatma ("grande alma" em sânscrito), foi para Londres estudar Direito. Voltou para a Índia em 1891, onde exerceu a advocacia. Dois anos depois, partiu para a África do Sul, país então sob o domínio inglês. Sentindo-se discriminado, deu início ao movimento pacifista que lutava pelos direitos hindus. Foi lá que desenvolveu uma forma de ação baseada nos princípios da coragem, da não-violência e da verdade, que chamou de satyagraha ("verdade-força" ou "resistência não-violenta").



15- Retornou a seu país em 1914 e começou a difundir suas ideias pelos direitos dos trabalhadores, e contrárias ao domínio britânico, sempre pregando a não-violência como forma de luta. Esse método de resistência pacífica sempre foi usado na luta de Gandhi pela independência da Índia e nas reivindicações de reformas sociais. Logo tornou-se líder do movimento nacionalista hindu. 

16- Em 1922, organizou uma greve contra aumento de impostos e, durante as manifestações, pessoas queimaram um posto policial. Gandhi assumiu a culpa e foi condenado a seis anos de prisão, mas só cumpriu dois anos de pena. Ele foi preso pela última vez em 1942. Ao todo, Gandhi ficou sete anos na prisão por causa de suas atividades políticas e desobediência civil, que incluíram boicote a produtos britânicos e recusa ao pagamento de impostos. 

17- Na Marcha para o Mar, realizada de Ahmedhabad para Dandi, em 1930, o líder foi seguido por milhares de pessoas. Andaram 320 quilômetros até o mar para protestar contra os impostos cobrados sobre o sal. 

18- Em 1947, a Inglaterra proclamou a independência da Índia. No entanto, os muçulmanos reivindicavam a criação de um estado independente, o Paquistão. A divisão gerou violentos conflitos entre hindus e muçulmanos e, apesar de Gandhi ser a favor da convivência pacífica entre os dois povos, acabou aceitando a criação do Paquistão. Isso atraiu o ódio dos nacionalistas hindus. 

19- No dia 30 de janeiro de 1948, em Nova Déli, Gandhi foi assassinado com três tiros por Nathuram Godse. Ele era ativista da Rashtriya Swayamsevak Sangh, organização da extrema-direita nacionalista hindu que temia a tolerância de Gandhi em relação a outros credos e religiões. Suas cinzas foram jogadas no rio Ganges.

20- Na época em que foi assassinado, Gandhi só conseguia sair de casa amparado por parentes, que carinhosamente chamava de "minhas muletas".

21- O ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill costumava chamar Gandhi de "faquir despido". O físico Albert Einstein era um de seus grandes admiradores.

22- Gandhi discordava do ato de matar animais para obter alimento ou suas peles.

23- A revista Time o elegeu a terceira maior personalidade do século 20. Antes dele, vinham apenas Albert Einstein e Franklin Roosevelt.


Máximas atribuídas a Mahatma Gandhi:
Olho por olho, e o mundo acabará cego.”
O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente.”
A força não provém da capacidade física e sim da vontade indomável.”
O amor nunca faz reclamações; dá sempre. O amor tolera; jamais se irrita e nunca exerce vingança.”
O amor é a força mais sutil do mundo.”
Aquele que não é capaz de se governar a si mesmo não será capaz de governar os outros.”
A alegria está na luta, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita”.
Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.”
É melhor que fale por nós a nossa vida, que as nossas palavras.”

                              1 milhão de pessoas no enterro de Gandhi

3 comentários:

  1. Um ser que pareceu ser de paz e tranquilidade,a gente precisa de mais pessoas assim
    seguindo como mary martins. retribui?
    www.meninadesencanada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gandhi sempre manifestou muita admiração por Jesus Cristo e seus ensinamentos, especialmente o Sermão das Bem-aventuranças. Mohandas Karanchand Gandhi disse : " Ah, se os cristãos praticassem o Cristianismo !..." Salve, Mahatma Gandhi, que libertou a Índia com dois princípios sagrados : Sathyagraha e aymsa , o amor a tudo e a todos e não-violência.

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigado por ler meu Blog. Seja muito bem-vindo!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial