O Blog para quem gosta de curiosidades históricas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 de set de 2017

DESCOBRIMENTO DO BRASIL: 22 DE ABRIL OU 3 DE MAIO?

Por muito tempo a data da descoberta do Brasil foi comemorado no dia 3 de Maio e não no dia 22 de abril. Isso porque quando os portugueses estão aqui na nossa terra o nome que era inicialmente terra de Vera Cruz vai ser trocado pelo próprio Cabral para Terra de Santa Cruz. Um historiador português do século 16, Gaspar Correia, deduziu que Cabral havia feito essa modificação porque no calendário religioso o dia 3 de maio era o dia da Santa Cruz.

descobrimento

Essa data permaneceu até 1817 quando a família real portuguesa que veio para o Brasil traz nos porões dos navios da sua biblioteca uma série de documentos. Foi quando o padre Aires de Casal descobre o documento que é de certa maneira o atestado de batismo do Brasil, que é a Carta de Pero Vaz de Caminha, onde dizia que os portugueses chegaram nas nossas costas em 22 de abril. Afinal? 22 de abril ou 3 de maio?

Essa data de 3 de maio ficou ainda por algum tempo pois José Bonifácio, que foi o patrono da nossa Independência, abre os trabalhos da nossa primeira constituição em 1824 no dia 3 de Maio. É como se o dia 22 de abril não tivesse sido registrado. O dia 22 de abril só vai reaparecer como a data oficial do descobrimento do Brasil, por obra e graça dos republicanos. Aliás, os republicanos serão os responsáveis pela comemoração de outras datas importantes do nosso calendário Cívico inclusive o 21 de abril de Tiradentes. Ambas as datas, 21 e 22 de abril, foram decretadas como feriados nacionais.

Curiosamente quando surgiu o Getúlio Vargas, ele achava que o mais importante é que as pessoas trabalhassem e que tinham muitos feriados no Brasil. Ainda mais com a proximidade do dia 1º de maio, Getúlio suprimiu os feriados de 21 e 22 de abril. O 21 de abril só vai reaparecer como feriado com o Marechal Castelo Branco durante o regime militar, pois Tiradentes, em 1965, foi considerado o patrono cívico da nação brasileira e o dia 22 de abril caiu no esquecimento.

Fonte: Coluna da Mary del Priore/Rádio CBN-Rio

Gostou do artigo? Então me ajude a divulgar o blog. Compartilhe com seus amigos!

Mais curiosidades históricas em: www.fatoscuriososdahistoria.com 
                                                     www.facebook.com/fatoscuriososdahistoria

2 comentários:

Olá! Muito obrigado por ler meu Blog. Seja muito bem-vindo!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial