O Blog para quem gosta de curiosidades históricas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

30 de nov de 2017

VOCÊ SABE COMO FOI INVENTADA A CACHAÇA NO BRASIL?

A origem da cachaça em terras brasileiras

Durante o processo de obtenção do melado nos engenhos de cana de açúcar no Brasil colônia, os escravos colocavam o caldo da cana em um tacho e levavam ao fogo. Não podiam parar de mexer até que uma consistência cremosa surgisse. 
Porém, um dia cansados de tanto mexer e com serviços ainda por terminar, os escravos simplesmente pararam e o melado desandou. E agora? O que fazer? A saída foi guardar o melado longe das vistas do feitor.

cachaça

No dia seguinte, encontraram o melado azedo fermentado. Os escravos não pensaram duas vezes. Misturaram o tal melado azedo com o novo e levaram os dois ao fogo. Resultado: o azedo do melado antigo era álcool que aos poucos foi evaporando e formou no teto do engenho umas goteiras que pingavam constantemente. Era a cachaça já formada que pingava. Daí o nome pinga.

cachaça

Quando a pinga batia nas costas dos escravos marcadas com as chibatadas dos feitores ardia muito. Por conta disso deram o nome de aguardente.
Caindo em seus rostos escorrendo até a boca, os escravos perceberam que, com a tal goteira ficavam alegres e com vontade de dançar.
E sempre que queriam ficar alegres repetiam o processo.

Fonte: Museu do homem do Nordeste (Recife, Pernambuco).

Gostou do artigo? Então ajude o blog. Compartilhe com seus amigos!

Mais curiosidades históricas em: www.fatoscuriososdahistoria.com 
                                                     www.facebook.com/fatoscuriososdahistoria


2 comentários:

  1. Essa é a lenda, estória bonita para ser contada. A realidade é que na Europa já se faziam bebidas destiladas (Whisky, Gim, Vodka e tantos outros) há muito tempo, a partir de fermentados de cereais e frutas. No Brasil só se adaptou o produto inicial disponível.

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigado por ler meu Blog. Seja muito bem-vindo!

Postagem mais antiga Página inicial