15 de jan de 2019

VOCÊ SABE O QUE SÃO OS MANUSCRITOS DO MAR MORTO?

Os Manuscritos do Mar Morto são considerados a maior descoberta arqueológica do século XX. São pergaminhos encontrados dentro de cavernas e ruínas ao longo de toda a costa noroeste do Mar Morto, principalmente na cidade israelense de Qumran entre os anos de 1947 e 1960. Alguns desses manuscritos ainda não foram decifrados pelos estudiosos, mas muitos deles já estão até disponíveis na internet. São escritos em hebraico e aramaico, com uma pequena parte em grego.

Embora não haja prova concreta, as evidências mostram que os textos possam ter sido escritos por um grupo de judeus chamado de Essênios desde o século III a.C. até 70 anos após o nascimento de Jesus. Os Essênios eram uma tribo que discordava dos costumes da maioria dos judeus e por isso vivia isolada em Qumran. Os escritos são os mais antigos do mundo quando se fala de texto bíblico, alguns datam mil anos antes da Bíblia Hebraica utilizada pelos judeus.

pergaminhos do mar morto
Manuscritos do Mar Morto
Nas escavações de Qumran foram encontrados, junto aos pergaminhos, objetos utilizados pelos judeus da época, como vasos, tecidos e moedas. A primeira descoberta foi feita por um beduíno que procurava uma ovelha nas cavernas de Qumran. Jogando pedras para dentro da caverna no intuito de que o animal saísse, ele percebeu que a pedra batia em um objeto de cerâmica. Quando entrou para ver o que era, encontrou vasos e o primeiro rolo contendo livros do Antigo Testamento.

A partir desse fato, as escavações arqueológicas se iniciaram por todas as cavernas e ruínas da cidade de Qumran, prosseguindo por muitos anos encontrando grande volume de textos.

grutas de qumran
Grutas de Qumran
Os textos estão divididos entre bíblicos, Apócrifos e Sectários. Entre os livros bíblicos está o livro completo de Isaías e alguns fragmentos de outros do Antigo Testamento, com exceção do livro de Ester, que ainda pode estar em algum lugar não escavado. Já os textos Apócrifos nunca foram inseridos na literatura judaica, mas foram incorporados pelo cristianismo. Os textos chamados Sectários são os que contêm as regras dos judeus que viviam na época, calendários e Salmos escritos por eles.



Gostou do artigo? Então ajude o blog. Compartilhe com seus amigos!

Mais curiosidades históricas em: www.fatoscuriososdahistoria.com 
                                                     www.facebook.com/fatoscuriososdahistoria

Inscreva-se no meu canal curiosidades históricas: Curiosidades históricas e do Mundo moderno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Muito obrigado por ler meu Blog. Seja muito bem-vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...